quarta-feira, 4 de junho de 2014

Morfologia: Exercícios

1) (Cesgranrio-1995) Os vocábulos "aprimorar" e "encerrar" classificam-se, quanto ao processo de formação de palavras, respectivamente, em: 
a) parassíntese / prefixação.
b) parassíntese / parassíntese.
c) prefixação / parassíntese.
d) sufixação / prefixação e sufixação.
e) prefixação e sufixação / prefixação.

2) (Cesgranrio-1994) 
1 A fisionomia da sociedade
brasileira neste final de século está irreconhecível. A
violência e a crueldade viraram fenômenos de massa.
Antes, e até há não muito tempo, elas apareciam como
sintoma de patologias individuais. Os "monstros" - um
estuprador e assassino de crianças, uma mulher que
esquartejou o amante - eram motivo de pasmo e horror
para uma comunidade onde a violência ficava confinada a
um escaninho de modestas proporções. Hoje, é uma
guerrilha e faz parte do nosso cotidiano.
2 Em pouco tempo a imagem do Brasil, para uso
externo e sobretudo para si mesmo, ficou marcada pela
reiteração rotineira da crueldade. A onda não é o simples
homicídio, é o massacre. E, para não ficarmos no
saudosismo dos anos dourados, ressurge uma forma de
massacre que tem raízes históricas profundas: o genocídio,
essa mancha na formação de uma nacionalidade
argamassada pelo sangue de índios e negros.
3 Os episódios brutais estão aí. (...)
4 A violência costuma ser associada à urbanização
maciça, que gera miséria, desordem e conflitos.
5 Não vamos procurar desculpa invocando símiles
de outros países - no Peru, na Bósnia ou onde quer que
seja. Estamos dizendo "adeus" ao mito da cordialidade
brasileira, da "índole pacífica do nosso povo". Estamos
transformados - irreconhecíveis. Convertida em face do
monstro, desfigurou-se a nossa fisionomia de povo
folgazão, inzoneiro, que tem como símbolos o carnaval, o
samba e o futebol. (...)
6 A miséria e a fome do povo são um caldo de
cultura a favorecer a disseminação da violência, que se
torna balcão de comércio nas mãos de empresários
inescrupulosos.
 Moacir
Werneck de Castro.Jornal do Brasil, 28/08/93, p. 11.

No texto, encontram-se os vocábulos "PATOlogias " (1º parágrafo) e "GENOcídio" (2° parágrafo) cujos radicais estão escritos em maiúsculo, significam, respectivamente: 
a) doença - raça.
b) semelhança - matança.
c) estudo - multidão.
d) raça - mulher.
e) cura - joelho.

3) (Covest-1997) Quanto à formação de palavras: 
Assinale V ou F. 
( ) Preconceito é formação prefixal.
( ) Pluralismo e fragilidade são formações sufixais.
( ) Incontroverso, individual e interna são formadas com
o prefixo latino in , com sentido de negação.
( ) Ampliação, repetência, preparação e cidadania são
substantivos formados a partir de formas verbais.
( ) Em fragilizar, modernizar e democratizar o sufixo " izar"
forma verbos a partir de adjetivos.

4) (Faap-1996) IMÓVEL (in + móvel), processo de formação de palavra a que chamamos: 
a) composição por aglutinação.
b) composição por justaposição.
c) derivação prefixal.
d) derivação sufixial.
e) parassintetismo.

5) (Faap-1997) Foram-se embora. EMBORA (em + boa + hora) - processo de formação de palavras: 
a) composição por justaposição.
b) composição por aglutinação.
c) derivação prefixial.
d) derivação sufixial.
e) parassintetismo.

6) (Faap-1997) Ao crítico deu ele o RONROM. 
 O processo pela qual se formou a palavra grifada: 
a) derivação prefixial.
b) derivação parassintética.
c) regressiva.
d) composição por aglutinação.
e) onomatopéia.

7) (FEI-1997) Assinale a alternativa em que NEM TODAS as palavras apresentem sufixo de grau diminutivo: 
a) poemeto, maleta.
b) rapazola, bandeirola.
c) viela, ruela.
d) lugarejo, vilarejo.
e) menininho, carinho.

8) (FGV-2002) Cada uma das palavras a seguir apresenta separação silábica em um ponto. Assinale a alternativa em que não haja erro de separação. 
a) Transatlân-tico, in-terestadual, refei-tório, inex-cedível
b) Trans-atlântico, o-pinião, inter-estadual, refeitó-rio
c) Trans-atlântico, opi-nião, interestadu-al, in-excedível
d) Transa-tlântico, opini-ão, interestadu-al, in-excedível
e) Transatlânti-co, inter-estadual, re-feitório, inexce-dível

9) (FGV-2001) Assinale a alternativa em que se observe o mesmo processo de formação de palavras que ocorre em empobrecer. 
a) Apogeu. 
b) Apelar. 
c) Circular. 
d) Crucifixo. 

10) (Fuvest-2001) 
Só os roçados da morte 
compensam aqui cultivar, 
e cultivá-los é fácil: 
simples questão de plantar; 
não se precisa de limpa, 
de adubar nem de regar; 
as estiagens e as pragas 
fazem-nos mais prosperar; 
e dão lucro imediato; 
nem é preciso esperar 
pela colheita: recebe-se 
na hora mesma de semear. 
(João Cabral de Melo Neto, Morte e vida severina) 
O mesmo processo de formação da palavra sublinhada em 
“não se precisa de limpa” ocorre em: 
a) “no mesmo ventre crescido”. 
b) “iguais em tudo e na sina”. 
c) “jamais o cruzei a nado”. 
d)“na minha longa descida”. 
e)“todo o velho contagia”. 

Gabarito:
1) Alternativa: A 
2) Alternativa: A 
3)
    V 
    F 
    F 
    F 
4) Alternativa: C 
5) Alternativa: B 
6) Alternativa: A 
7) Alternativa: A

8) Alternativa: A

9) Alternativa: A 

10) Alternativa: C 




4 comentários:

  1. Como assim a resposta da questão 6 é letra A).... não entendi, ronrom é um rugido do gato, o que é uma onomatopeia... pode me explicar a resposta da questão?

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  2. Alguém pode explicar a primeira questão?

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  3. Alguém pode explicar a primeira questão?

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